OTilia Françoso (Didi)

OTilia Françoso (Didi)
Psicóloga clínica online (CRP 06/39762-0) e Psicodramatista (N.611), especialista em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atende adultos e casais e supervisiona profissionais da área da saúde e terapêutica.
Desde 2012, pesquisa as histórias do livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés. A partir dessas narrativas, criou espetáculos e dirigiu Atos Psicodramáticos com participação da plateia, baseados nos contos: Donzelas sem Mãos, Pele de Foca, Pele da Alma, Vasalisa, a Sabida, Mulher Esqueleto, Barba Azul, La Llorona e Ossos da Alma. Além disso, desenvolveu videodanças na natureza, como Mulher Esqueleto, Rio em Fluxo e Pele de Foca.
Orienta processos individuais de criação autobiográfica e aborda conteúdos psicológicos por meio da Dança Psicoterapêutica, inspirada em mitos e contos arquetípicos do universo feminino.
Desde 2022, pesquisa Terapias Aquáticas e está em formação em Float Therapy I, II, III e Water Dance fundamental.
Professora de Dança Espontânea desde 1991, dirigiu grupos e apresentou espetáculos no meio psicodramático, como Matriz em Cena, Movimentos da Paixão, Universo Feminino, Trilhares e Musas Difusas. Coordenou grupos abertos de Mulheres em Movimento no Espaço Rasa (2005-2015), atuou na Casa Jaya (2015-2019) e no espaço Maha Kali (2019-2020).
Dançarina (DRT 28042/SP), foi bailarina pela Royal Academy of Dancing e professora no Estúdio de Dança Cisne Negro. Estudou consciência corporal com Klauss Vianna, Zélia Monteiro e Rose Akras. No Estúdio A&B, trabalhou com danças étnicas para crianças, com base no método de Coordenação Motora de M.M. Béziers e G.D.S., ao lado de Betty Gervitz e André Trindade. No ShivaNataraj, foi professora de Consciência Corporal no curso técnico de dança.
Criadora-intérprete do NIC – Núcleo de Contato Improvisação, premiado pelo 21º Fomento à Dança de SP (2017). Participou dos espetáculos Relation X e Urban Feral, além de Festivais de Contato Improvisação como Conexões e Contato SP RJ (2019) e 2* Festival de Contato e Composição (2024).
Organizou e facilitou diversas Jams de Contato Improvisação, incluindo:
-
Jam – Encontros de Improvisação no Espaço Rasa (2006-2015);
-
Jam de Contato Improvisação do Programa de Workshops de Dança do CDUS na Galeria Olido (2012);
-
Eventos na Casa Amarela – Ateliê Compartilhado, no Minhocão durante o Festival Baixo Centro (2014) e no CRDSP (2015);
-
Pequena Dança – Jam para crianças com adultos, em parceria com Ricardo Neves, no Espaço Rasa (2014-2015) e no SESC Vila Mariana (2017);
-
Jams no Condô (Condomínio Cultural) e no Palacete Tereza Toledo Lara (2018).
Como performer e organizadora, realizou experimentos coletivos em parceria com o artista plástico Ricardo Woo, incluindo:
-
Corpografia: Pigmentos, Carvão e PB (Espaço Rasa, 2013-2015);
-
Terra Brazilis (Mangue BEXBA – BA);
-
Frottage (Casa Amarela);
-
Strike a Pose (Galeria Sala do Olhar);
-
Happening Ocupação: Ultraparalela (Bienal-SP);
-
A Dança do Desenho e o Desenho da Dança (Festival AMARiana, 2013-2014).
Integrou a performance LÍNGUAS, com Sol Casal, na Praça das Artes.( 2016)